Decoração Retrô: Cozinha

Nós já tivemos uma postagem sobre cozinhas retrô, mas como ela ficou no site antigo, saiu do ar. Vamos, então, retomar as melhores dicas para decorar a sua cozinha com a moda vintage – afinal, o retrô é um dos estilos que mais combinam com cozinhas.

Para as paredes, aproveite as muitas linhas de azulejo retro que estão por aí. Para o piso, vale a mesma regra – mas você também pode preferir que ele seja neutro, caso as paredes sejam mais personalizadas. Além disso, o que não pode faltar e dá uma grande diferença na decoração são os quadros. Para a cozinha, divirta-se escolhendo entre desenhos old school e anúncios ou receitas antigas – nesse caso, você pode até imprimir as imagens da internete e emoldurá-las.

Quanto aos móveis, preste atenção principalmente nos pés, que são indispensáveis para uma decoração retro. Principalmente para o balcão, prefira que ele tenha alguma cor marcante da época que você quer retomar – não precisa ser de uma cor forte, mas algo como azul, amarelo ou vermelho são ideais. Além da cor, algo que marca muito é o material – que pode ser novo, mas com um aspecto antigo.

As toalhas de mesa e cortinas também vão fazer toda diferença no visual da sua cozinha. Estampas como o xadrez, as bolinhas, flores e rendados vão combinar – tanto para a mesa como para toalhinhas em cima da geladeira ou do microondas, por exemplo. As cortinas precisam ser curtas e podem ser brancas, porque a cor pode ficar com a parte superior e as fitas para segurá-la.

Os eletrodomésticos, desde a panela até a geladeira, possuem muitas opções de linhas retrô, em várias marcas. O melhor de tudo é que eles têm toda a modernidade e praticidade da última geração, unidas ao estilo inconfundível dos anos 60 e 70. Mesmo nos objetos menores, como porta-guardanapos e outros acessórios, é fácil encontrar esse tipo de design. Você não precisa procurar por linhas especificamente retro, é só saber identificar o estilo por meio das estampas, cores e formatos.

Além de tudo, ainda há outros fatores como o tapete, as estantes e prateleiras e a luminária. O tapete redondo ou os capachos são ótimas pedidas, sempre atentando para as cores características. Para as estantes e prateleiras, vale a mesma regra do balcão. Quanto à luminária, esta também é inconfundível principalmente pelo formato, muitas vezes cônico.

Com todas essas dicas, você pode montar toda a sua casa no estilo retrô, ou escolher um cômodo para voltar a essa época que nunca sai de moda. Você também pode unir esse tipo de decoração a algum outro de sua escolha, abordando apenas algumas dessas características. Aproveite!


2 thoughts on “Decoração Retrô: Cozinha

  1. Pingback: Toque de cores na cozinha para alegrar o ambiente

  2. Pingback: Cozinha Colorida em Grande Estilo | donas no fim de semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ três = 12

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>